Projeto Bilingue

O Colégio Oceanus contempla na sua oferta educativa e trabalho pedagógico a aquisição e prática de uma segunda língua, o inglês.

Porquê?

Vivemos num mundo cada vez mais globalizado e a necessidade do conhecimento e fluência do inglês, como língua universal, torna-se indispensável para fazer face aos novos desafios, nomeadamente na área das comunicações, dos negócios, viagens, estudos e investigação.

As pesquisas têm demonstrado que aprender um outro idioma na infância é uma maneira natural e motivadora de aumentar o raciocínio e a criatividade, estimulando ao mesmo tempo o desenvolvimento emocional e intelectual. A criança acaba por criar um vínculo afetivo com o idioma que será de grande valia nos seus contactos futuros com essa mesma língua e com outras áreas de conhecimento.

Como o fazemos?

Proporcionamos um ensino bilingue baseado numa metodologia inovadora aplicada já em alguns países da União Europeia no domínio da Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos (AILC). Esta metodologia associa o conhecimento de uma língua materna à aquisição de novas competências, ao desenvolvimento de certos conteúdos disciplinares e temáticas transversais a todas as áreas curriculares. A AILC permite ao aluno utilizar uma língua estrangeira em contexto natural centrando as suas aprendizagens no conteúdo e não apenas na aquisição da língua.

A aprendizagem do inglês é assim feita de uma forma natural, gradual e lúdica, com a utilização de músicas, histórias, teatro, jogos e brincadeiras em crescentes desafios. Não pretendemos que as crianças tenham aulas no sentido formal, mas criar situações diárias que permitam à criança contactar e interagir de uma forma espontânea em inglês. Exatamente por isso, o processo se dá com grande eficiência e naturalidade, motivando desta forma a criança.

O Colégio Oceanus definiu metas de aquisição da língua inglesa para as diferentes faixas etárias.

Neste contexto, todos os docentes apresentam competências para uma profícua conceção e avaliação de projetos integrados de iniciação à língua inglesa. Toda esta prática é acompanhada, monitorizada e avaliada pela docente especializada no ensino e aprendizagem da língua inglesa.

Creche

Nesta faixa etária, a aprendizagem do inglês desenvolve-se sobretudo através de interações relacionadas com as rotinas diárias, canções e histórias que, simultaneamente, promovem o desenvolvimento emocional, cognitivo, sensorial e físico, bem como reforçam as ligações afetivas.

Educação Pré-escolar

Entre os 3 e os 5 anos, as rotinas diárias assumem um papel primordial, sendo que a repetição, os exemplos e as experiências encorajam as crianças a falar inglês. Não obstante, os momentos de brincadeira, jogos, histórias, canções e expressão dramática despertam o interesse e promovem a aprendizagem da língua.

1º Ciclo

Neste contexto e na área de estudo do meio, o aluno desenvolve o seu conhecimento e compreensão sobre o mundo que o rodeia ao mesmo tempo, que desenvolve a capacidade de usar a língua inglesa como ferramenta para investigar, analisar e descrever esse mesmo mundo, baseado na metodologia AILC (Aprendizagem Integrada de Línguas e Conteúdos). Esta metodologia pressupõe uma experiência ativa e significativa, privilegiando atividades de experimentação e investigação. Assim, após a explanação pelo professor, o aluno experiencia, verificando a informação recebida, gerando um processo pessoal de construção do conhecimento.

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Paulo Freire