Serviços de Apoio Terapêuticos

O Colégio disponibiliza a todas as crianças o serviço de Psicologia que visa:

- O acompanhamento de casos relacionados com as dificuldades nos domínios do desenvolvimento, da gestão das emoções  e do comportamento, contemplando as seguintes intervenções:

• Acompanhamento aos diferentes grupos etários;

• Promoção de competências sócio-emocionais, diagnóstico e avaliação;

• Adoção de estratégias psicopedagógicas, generalizando as mesmas aos contextos frequentados pelas crianças;

• Desenvolvimento do programa de educação emocioanal - ABC das Emoções -  na educação pré-escolar;

• Consultoria a pais, professores e educadores.

Disponibiliza ainda, em parceria com a Discurso Feliz, um terapeuta da fala e um terapeuta ocupacional, e ainda uma Prof. de educação especial, a fim de acompanhar as crianças que apresentem dificuldades ao nível da linguagem, dificuldades motoras e sensoriais, bem como dificuldades ao nível da aprendizagem.

Estes elementos integram a Equipa EMAEI que, pela natureza do seu objeto (Dec. Lei n.º 54/2018, de 6 de julho), potencia o reconhecimento da mais-valia que é a diversidade dos alunos que integram a nossa comunidade educativa, encontrando formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios necessários para que todos aprendam e participem na vida escolar.