O conjunto de princípios de apoio à tomada de decisões e à condução de todo o processo educativo por parte do educador de infância estão incluídos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Estas orientações servem como referencial comum a todos os profissionais da rede nacional de educação pré-escolar (pública e privada) e visam a organização da componente educativa, adotando “uma perspetiva orientadora e não prescritiva das aprendizagens a realizar pelas crianças”, de uma forma mais geral e abrangente do que um programa curricular, permitindo a “possibilidade de fundamentar diversas opções educativas” (Despacho n.º 5220/97 - 2ª série).
Nesta perspetiva, o Colégio Oceanus fundamenta-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, dando particular enfoque à Metodologia de Projeto e algumas dinâmicas de outros modelos pedagógicos, adotando uma abordagem eclética e enriquecedora, onde a criança é um elemento ativo e participativo na conquista de novas aquisições e saberes.
Tem um programa de enriquecimento curricular composto por áreas consideradas nucleares para o bom desenvolvimento da criança nos padrões de exigência da sociedade da qual faz parte:
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Paulo Freire