Educação Pré-escolar

O conjunto de princípios de apoio à tomada de decisões e à condução de todo o processo educativo por parte do educador de infância estão incluídos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Estas orientações servem como referencial comum a todos os profissionais da rede nacional de educação pré-escolar (pública e privada) e visam a organização da componente educativa, adotando “uma perspetiva orientadora e não prescritiva das aprendizagens a realizar pelas crianças”, de uma forma mais geral e abrangente do que um programa curricular, permitindo a “possibilidade de fundamentar diversas opções educativas” (Despacho n.º 5220/97 - 2ª série).

Nesta perspetiva, o Colégio Oceanus fundamenta-se nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, dando particular enfoque à Metodologia de Projeto e algumas dinâmicas de outros modelos pedagógicos, adotando uma abordagem eclética e enriquecedora, onde a criança é um elemento ativo e participativo na conquista de novas aquisições e saberes.

Tem um programa de enriquecimento curricular composto por áreas consideradas nucleares para o bom desenvolvimento da criança nos padrões de exigência da sociedade da qual faz parte:

• Inglês - atendendo à orientação bilingue do Colégio,o inglês é parte integrante das rotinas diárias;
  • Tecnologias da Informação e da Comunicação I Programação - além do contacto assíduo com tecnologias educativas, prevemos um trabalho especializado com as tecnologias de forma a trabalhar a literacia tecnológica, digital e da informação;
  • Música - a sensibilidade musical é trabalhada semanalmente com um docente especializado, com particular enfoque para a música erudita, com uma abordagem lúdica e participativa;
  • Artes - semanalmente, e como complemento do trabalho realizado pelo educador ao nível de sala e, as crianças usufruem de um momento dinamizado por uma docente externa do Colégio, licenciada em Belas Artes e especializada em Educação pela Arte;
  • Educação Física - no sentido de ajudar as crianças a desenvolver as suas habilidades motoras globais, em parceria com o trabalho que está a ser desenvolvido em sala, as crianças usufruem de um momento semanal dinamizado por um professor especializado na área.
“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Paulo Freire