Valores

O Colégio Oceanus pretende destacar-se pela excelência das suas práticas pedagógicas, que envolve a qualidade das instalações e espaços verdes, uma educação personalizada, complementar e coerente, e por um conjunto alargado de serviços, tendo sempre presente o desenvolvimento global e harmonioso da criança, quer ao nível intelectual, emocional, físico e artístico.

Nestes campos de ação destaca-se a formação cívica e pessoal, transversal a todas as áreas de ação educativa. As diretrizes curriculares encontram-se espelhadas no nosso Projeto Educativo e nas práticas pedagógicas diárias.

O Colégio Oceanus apresenta cinco valores fundamentais:

1. Humanização das relações
Desde o primeiro contacto com a equipa do Colégio Oceanus que se sente o calor do afeto e das emoções, o que faz com que haja sempre tempo para o diálogo e a partilha. Assente numa relação de respeito pelo outro, na empatia e reciprocidade, na confiança, procuramos proprocionar diariamente um ambiente acolhedor e promotor do bem estar e da felicidade.

2. Relação escola-família
É valorizada uma forte relação e proximidade entre a escola e a família para um crescimento mais harmonioso e saudável da cada criança. Todos os elementos do núcleo familiar são convidados a ser sujeitos ativos e participativos e a colaborar de uma forma regular nas nossas atividades e projetos.

3. Exigência pedagógica
No Colégio Oceanus produz-se ciência não só por se aplicarem as melhores estratégias internacionalmente validadas, mas também por se pensarem cientificamente novas soluções e abordagens para os desafios que vão sendo identificados. A crença na importância das expressões artísticas, da componente emocional na educação ajuda a que os alunos cresçam de uma forma mais integral e completa. Assim, emerge uma formação académica consistente e inovadora direcionada para as diferentes áreas do conhecimento.

4. Multiplicidade Linguística
A componente bilingue – língua portuguesa e língua inglesa – proporcionam uma formação que facilitará uma agilidade linguística essencial ao mundo atual. Além de potenciar o desenvolvimento cognitivo, ao nível da memória e atenção, o ensino bilingue facilita uma maior compreensão e interação num mundo cada vez mais global e multicultural.

5. Inovação tecnológica e pedagógica
Com um forte espírito crítico e reflexivo, são adotadas as melhores tecnologias e pedagogias ao serviço da educação procurando, com a inovação, obter o melhor sucesso e resultados ao nível das aprendizagens. Além do sucesso educativo, os alunos ficam intuitivamente mais bem preparados para uma boa performance na sociedade digital e cada vez mais global.