Projetos complementares

O Colégio Oceanus crê amplamente numa cultura de escola democrática, participativa, inovadora e criativa, pautada por valores humanistas e de cidadania, em comunhão com a natureza e o ambiente, onde a solidariedade, a empatia, a inovação, sustentada numa prática pedagógica ativa e construtivista, são dimensões preponderantes e que se complementam.

Neste sentido, e reforçando a sua oferta educativa e atendendo também ao perfil do Aluno, o Colégio Oceanus coloca à disposição das suas crianças e alunos um conjunto de projetos diferenciadores e promotores de uma aprendizagem mais abrangente, eclética, integradora e motivadora.

CLIL

O projeto bilingue do Colégio Oceanus, em todas as suas valências, caracteriza-se por uma exposição contínua e progressiva à língua inglesa, respeitando as particularidades de cada faixa etária, sensibilizando as crianças à aprendizagem do idioma, de forma natural, espontânea e lúdica, através das rotinas diárias, bem como no desenvolvimento de atividades pedagógicas orientadas em inglês.

Durante os quatro anos do 1º CEB os alunos são expostos a, no mínimo, 6,5 horas semanais de aulas em inglês: 3 na disciplina de Inglês e 3,5 na disciplina de Estudo do Meio, na qual se implementou o projeto CLIL.

A abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning) ou Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua define-se como uma abordagem educacional em que diversas metodologias de suporte à aquisição de linguagem são utilizadas com o foco dual de ensino do conteúdo e da língua. O conteúdo é, assim, trabalhado em e através do inglês, numa amálgama dos dois objetivos, num processo harmonioso de convergência, que surge como resposta às solicitações e expectativas do mundo contemporâneo.

Grande parte das práticas experimentadas pelos alunos dentro deste contexto, relacionam-se com o fato de serem os alunos participantes ativos no desenvolvimento do seu potencial de aquisição de conhecimentos e competências, por meio de pesquisa, investigação e experimentação, e pelo uso de processos cognitivos de ordem complexa, além de meios voltados à resolução de problemas. Salienta-se ainda a integração de conteúdos em contexto, cognição, comunicação e cultura como vantagens da implementação e desenvolvimento deste projeto.

PROJETO YSCIENCE

O Projeto Yscience integra a Oferta Curricular de todas as turmas do 1º CEB, na disciplina de Estudo do Meio, com a carga semanal de uma hora.

Alicerçando-se no método científico, numa aprendizagem multidisciplinar e envolvendo os alunos numa aprendizagem colaborativa, desafiante e criativa, os temas de Estudo do Meio são dinamizados através de atividades “hands-on” que combinam quer a componente científica, quer a componente lúdico-pedagógica.

Assegurado por um cientista e em colaboração com a professora titular de turma e a professora de Estudo do Meio, pretende-se que as crianças, através da observação e experimentação, encontrem respostas às suas questões e resolvam problemas, numa perspetiva crítica, reflexiva e construtiva do próprio conhecimento.

 

PROJETO BE ACTIVE

A Escola é o meio fundamental para a promoção de estilos de vida positivos nas crianças, sendo a atividade física e o desporto determinantes para a aprendizagem e desenvolvimento de hábitos saudáveis ao longo da vida. A sensibilização dos alunos para a prática desportiva regular torna-se assim essencial para o seu desenvolvimento.

Com vista a educar e a estimular uma qualidade de vida superior, a Sports Concept e o Colégio Oceanus criaram um projeto que pretende avaliar e monitorizar a condição e aptidão física dos alunos trimestralmente, ao longo dos quatro anos do 1º ciclo, em quatro capacidades fundamentais: força, coordenação motora, flexibilidade e agilidade. 

 

TRILHOS

Inspirado no conceito Eco-Trilhos da Eco-Escolas, o projeto Trilhos pretende motivar as nossas crianças para o conhecimento do território dentro e/ou próximo da escola, dando-lhes a conhecer características ambientais e de sustentabilidade.  Desta forma, as deslocações regulares à “Floresta” – espaço localizado numa zona contígua ao Colégio - são muito frequentes. Aí temos ao nosso dispor uma vasta área repleta de árvores, vegetação e um pequeno riacho que são o catalisador de inúmeras aprendizagens e ponto de partida para novas experiências e aprendizagens.

 

KINDNESS PROJECT

Vários estudos têm revelado que o desenvolvimento de projetos baseados no ideal "Kindness" promovem no ser humano benefícios a vários níveis. Acreditando que é desde pequenino que melhor se interiorizam valores como a amizade, a entreajuda, a partilha, a empatia, propomos que estes valores sejam uma constante no dia a dia do Oceanus. Para tal implementamos o Kindness Project, desenvolvido por toda equipa não só através de comportamentos / atitudes perante o outro, como também cada sala é convidada a apoiar uma ou mais causas ao longo do ano letivo sendo as crianças desafiadas a escolher a melhor forma de o fazer (feirinhas, donativos, voluntariado, troca de correspondência...). Temos também no 1º ciclo o apadrinhamento das crianças mais pequenas pelos alunos mais velhos no sentido de estreitar estes laços entre as difrentes faixas etárias, assim como uma maior empatia e sentido de inter-ajuda em relação ao próximo.

ABC DAS EMOÇÕES 

Através deste PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO EMOCIONAL que se se desenvolve no pré-escolar, pretende-se aliar o contexto escolar à família e à sociedade no processo de construção do conhecimento intra e interpessoal e da gestão das emoções das nossas crianças. Promover competências sócioemocionais desde cedo potencia a criação de mecanismos de desenvolvimento das capacidades vitais ao bem-estar individual, prevenindo problemas emocionais e/ou comportamentais. O programa consiste em sessões periódicas de 45 minutos, implementadas junto do grupo turma pela psicóloga do colégio, que dinamiza uma sequência de atividades interativas e reflexivas, privilegiando uma abordagem psicoeducativa.

 

ECO-ESCOLAS

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE e que visa o encorajamento de ações e reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. No Colégio Oceanus a dinamização deste programa assenta numa equipa multidisciplinar que, em prol da Educação Ambiental e Desenvolvimento, desafia as crianças a se habituarem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância dos seus atos na preservação do Ambiente.

 

APPLE EDUCAÇÃO

A Apple Educação é desde 2019 uma aposta do Colégio Oceanus ao nível da inovação tecnológica e pedagógica sala de aula.

Através da utilização dos iPads, Apple TV, os alunos exploram, criam, aprendem e partilham as suas verdadeiras aspirações e descobertas, atendendendo às suas curiosidades, motivações e estilo de aprendizagem. 

A utilização destes equipamentos possibilita aos nossos alunos a criação dos seus próprios materiais de estudo,  a realização das suas pesquisas, a apresentação dos seus projetos,  fomentando assim a sua criatividade e inovação, dando-lhes também a liberdade de poderem escolher as ferramentas que melhor se adequam ao seu perfil individual. Tem sido, consequentemente, uma forma de registo, criação, inovação, apresentação e consolidação, que leva os nossos alunos a experiências completamente alinhadas às suas características enquanto nativos digitais.

Para os nossos professores a Apple Educação é igualmente um recurso fundamental na preparação e construção de recursos didáticos, assim como na própria gestão de sala de aula e da monitorização das aprendizagens dos alunos. 

 

“Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” Paulo Freire